Utilizamos cookies e outras tecnologias, para agilizar o atendimento e oferecer um serviço mais customizado aos nossos clientes, dentro dos preceitos de nossa Política de Privacidade e, caso queira continuar a navegação em nosso site, você deverá estar ciente e concordar com estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade, bem como nossa Política de Cookies para ter ciência de como tratamos seus dados. Qualquer dúvida, acesse o nosso Encarregado de Dados no seguinte email privacidade@niss.com.br
ENCONTRE
SEU IMÓVEL
09/07/2021 • Finanças pessoais
Chegou o momento de adquirir o seu tão sonhado apartamento, mas a dúvida ainda persiste: comprar imóvel à vista ou financiar? A resposta para essa pergunta depende da análise de alguns fatores.
O passo fundamental é entender sua situação: é o primeiro imóvel próprio ou se trata de uma troca? Quando é o primeiro, há a opção de economizar para comprar à vista ou financiar. Já quem tem um imóvel consegue dar ele como entrada.
Para te ajudar a escolher a modalidade que melhor atende suas necessidades, separamos as vantagens de comprar imóvel à vista ou financiar. Acompanhe!
Muitos compradores escolhem a modalidade à vista por dois motivos. O primeiro é para se livrarem dos juros. Já o segundo envolve a intenção de barganhar um bom desconto. No entanto, você deve considerar que:
Quando o imóvel é comprado à vista, você paga o valor real. Isso porque os financiamentos vêm com juros que, quando são somados, mostram um total acima do esperado.
E na compra do imóvel à vista, outra vantagem é evitar que imprevistos comprometam a sua renda e afetem o pagamento das parcelas de um financiamento. Tudo já está quitado.
Também há vantagens no financiamento do imóvel, pois se trata de uma ótima porta de entrada para a conquista do primeiro apartamento. As condições de pagamento são facilitadas e muitas linhas de crédito apresentam benefícios.
A primeira vantagem é que juntar dinheiro para comprar um imóvel à vista é uma realidade distante para algumas pessoas. Por isso, no financiamento há a escolha de uma linha de crédito com as condições mais vantajosas para o perfil de cada um.
As parcelas, por exemplo, são adequadas ao orçamento. Além disso, é possível usar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como amortização ou quitação das parcelas.
Quem investe também pode apostar no financiamento imobiliário. Dependendo do rendimento das aplicações, o valor da parcela mensal, ou boa parte dela, tem como ser pago com essa renda.
Entre comprar imóvel à vista ou financiar há uma terceira opção que mescla as duas. Nela, você dá uma entrada maior e consegue um valor residual menor para pagar mensalmente, em um curto a médio prazo.
Se você ainda não possui esse valor, pode levantá-lo por meio da venda de um imóvel que já tem ou de outros bens, como veículos. Também pode verificar a possibilidade de usar o FGTS como entrada.
Sendo assim, você tem a opção de comprar imóvel à vista ou financiar da maneira mais adequada e inteligente em relação ao seu orçamento. Trata-se da realização de um sonho e um passo importante para a sua independência.
Aproveite para ler o artigo Como usar meu FGTS para comprar imóvel? e veja as dicas para iniciar um financiamento.