O que é INCC e como ele influencia o mercado imobiliário - NISS

Utilizamos cookies e outras tecnologias, para agilizar o atendimento e oferecer um serviço mais customizado aos nossos clientes, dentro dos preceitos de nossa Política de Privacidade e, caso queira continuar a navegação em nosso site, você deverá estar ciente e concordar com estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade, bem como nossa Política de Cookies para ter ciência de como tratamos seus dados. Qualquer dúvida, acesse o nosso Encarregado de Dados no seguinte email privacidade@niss.com.br

ENCONTRE
SEU IMÓVEL

ENCONTRE
SEU IMÓVEL

08/02/2021 • Mercado Imobiliário

O que é INCC e como ele influencia o mercado imobiliário

O INCC é a sigla para Índice Nacional de Custo da Construção e serve para medir a alteração de gastos de imóveis de natureza habitacional em construção. Por isso, ele costuma ser um indicador importante para analisar na hora de comprar um imóvel. 

Para ficar atento a esse índice e saber o quanto ele pode influenciar nos valores do seu novo imóvel, continue a leitura deste artigo. A seguir, você vai saber mais profundamente sobre o que INCC e como ele atua no mercado de construção de imóveis. Acompanhe!

O que é o INCC na prática?

O INCC é um índice que existe desde 1944 e calcula, com base nos dados do mercado, a variação de custos de materiais, mão de obra, serviço e equipamentos usados para fazer imóveis habitacionais. É a partir dele que são calculados ajustes no valor dos imóveis que ainda estão sendo construídos e usado por construtoras e incorporadoras para ajustar os preços dos imóveis.

Portanto, ao comprar um imóvel na planta, a empresa responsável por sua construção usa o dinheiro de quem já está pagando para levantar o empreendimento. Como esse tipo de obra pode demorar anos, é normal que os custos baseados na volatilidade do índice sejam ajustados ao longo desse período e repassado aos compradores.

O INCC influencia muito no valor do financiamento?

Para fechar o valor do INCC, que é feito mensalmente, são consideradas as pesquisas feitas com valores referentes aos últimos 2 meses. Essa pesquisa é feita em algumas capitais do país, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Recife e Salvador.

Com base nesses dados, é possível calcular qual foi a volatilidade dos custos e ter o índice do mês. Normalmente, o valor não passa de 0,5%.

Por essa razão, o valor do INCC não é considerado um fator crucial para a desistência da compra de um imóvel tendo em vista que não é um índice muito pesado para quem optou pelo financiamento.

Apesar disso, é muito importante saber desse índice e como ele vai atuar em suas parcelas ao longo do financiamento, para que não haja surpresas ao longo do tempo em que você vai pagar seu imóvel. Assim, é possível adicionar ao planejamento financeiro essa taxa, em uma média estimada, para poder se organizar.

Como o INCC é calculado nas parcelas?

Na prática, o INCC deve ser calculado da seguinte maneira:

Se você for calcular o INCC da parcela de março, por exemplo, anote o INCC de dois meses anteriores, fevereiro e janeiro. Depois, multiplique a porcentagem do índice pelo saldo total que você parcelou. Então, é só dividir esse resultado pela quantidade de parcelas que ainda faltam para pagar. Dessa forma, você terá uma ideia de quanto ele vai afetar mensalmente no valor do seu imóvel.

Agora que você já sabe o que é INCC e como calcular seu valor nas parcelas, é importante também lembrar a importância de se programar financeiramente para pagar seu imóvel. Lembrando que as taxas de juros e outras também fazem parte dessa conta e, assim, é possível encaixar as parcelas no seu orçamento sem surpresas negativas no futuro.

Pretende comprar um imóvel? Saiba aqui Como economizar para comprar seu primeiro apartamento!

Compartilhe


URBANISMO

TEM INTERESSE EM
NOSSAS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Deixe sua mensagem, que em breve um dos nossos consultores entrará em contato.

Atendimento
por e-mail:

Quer saber mais informações
sobre valores, financiamento
e descontos?

Deixe sua mensagem, que em breve
um dos nossos consultores entrará
em contato.

ATENDIMENTO COMERCIAL:

11 5644 8109

Horário de atendimento:
De seg. à sex. das 08h as 22hs. De sáb. das 08h as 14hs.

WHATSAPP

RECEBA NOSSA LIGAÇÃO:

Informe seus dados abaixo e ligaremos para você.



Atendimento
Online:

Digite seus dados e fale agora
com nossos consultores

Atendimento
por whatsapp:

Digite seus dados e fale agora
com nossos consultores

Horário de atendimento:
De seg. à sex. das 08h as 22hs.
De sáb. das 08h as 14hs.