Como se preparar para morar sozinho? - NISS

Utilizamos cookies e outras tecnologias, para agilizar o atendimento e oferecer um serviço mais customizado aos nossos clientes, dentro dos preceitos de nossa Política de Privacidade e, caso queira continuar a navegação em nosso site, você deverá estar ciente e concordar com estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade, bem como nossa Política de Cookies para ter ciência de como tratamos seus dados. Qualquer dúvida, acesse o nosso Encarregado de Dados no seguinte email privacidade@niss.com.br

ENCONTRE
SEU IMÓVEL

ENCONTRE
SEU IMÓVEL

26/01/2021 • Dicas, Lifestyle

Como se preparar para morar sozinho?

Morar sozinho é um grande passo na vida de qualquer pessoa. E justamente por esse motivo, é preciso se preparar bem para o momento, para que não haja surpresas e para que seja possível aproveitar ao máximo esse momento único de independência.

Mas, como se preparar para morar sozinho? Há uma série de questões que merecem atenção especial antes mesmo de se mudar e que você poderá conferir neste artigo. Continue a leitura e veja no que focar antes de escolher um espaço para chamar de seu.

Forme uma reserva de emergência

Antes de partir para uma vida solo, é importante ter algum dinheiro guardado em caso de emergências. É ideal que esse montante fique armazenado em algum local onde seja fácil de retirar caso seja necessário fazer um saque rápido, como uma poupança ou até mesmo o Tesouro Direto.

Especialistas em economia estimam que a reserva de emergência deve ter de 6 a 12 salários, ou seja, o suficiente para que você possa se sustentar nesse período caso haja uma demissão inesperada ou gastos de emergência.

Planeje seus gastos fixos

Contas fixas como internet, energia elétrica, assinaturas de serviços de TV, plano de saúde, mensalidades de academia, faculdades ou outros cursos e outros gastos que são fixos devem estar na sua planilha mensal. Essa é a quantidade mínima que você gasta por mês e que é essencial tomar conhecimento para que possa definir o valor do local onde vai morar.

Estime seus gastos variáveis

Os gastos variáveis são aqueles que podem ou não acontecer no mês. Um jantar com os amigos no restaurante, uma ida ao barzinho ou a compra de roupas e itens pessoais contam nessa categoria. Se você conseguir prever um gasto máximo para ela, mais controle do seu dinheiro você terá.

Escolha bem o imóvel onde vai morar

Esse é um dos passos mais delicados e que merecem atenção na hora de se planejar para morar sozinho. Muitas vezes, as pessoas escolhem locais mais afastados do centro da cidade por conta do valor, mas não conseguem ter qualidade de vida e acabam gastando ainda mais com transporte por conta do deslocamento diário que é preciso fazer até chegar à faculdade ou ao trabalho.

A dica é escolher um local próximo ao seu curso ou trabalho, para que a locomoção seja fácil e rápida. Assim, você terá mais tempo livre no dia a dia e muito mais qualidade de vida para aproveitar os momentos de folga.

Prepare-se sem pressa

Antes de tomar uma decisão, coloque todos os prós e contras no papel e confira se é o momento realmente de partir em busca da independência de morar só. Essa é uma decisão importante e quando bem tomada, vai trazer um grande crescimento e aprendizado que serão essenciais para o seu amadurecimento e será uma fase a ser lembrada pelo resto da vida.

Com organização e sem pressa, é possível se preparar para morar sozinho de modo que você escolha um bom lugar para viver, compatível com seus gastos e que traga qualidade de vida aos seus dias, celebrando esse momento importante.

Está buscando um novo lugar para morar? Conheça o Handy Paraíso, um condomínio com apartamentos ideais para iniciar uma vida independente.

Compartilhe


URBANISMO

TEM INTERESSE EM
NOSSAS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Deixe sua mensagem, que em breve um dos nossos consultores entrará em contato.

Atendimento
por e-mail:

Quer saber mais informações
sobre valores, financiamento
e descontos?

Deixe sua mensagem, que em breve
um dos nossos consultores entrará
em contato.

ATENDIMENTO COMERCIAL:

(11) 5644-8109

Horário de atendimento:
De seg. à sex. das 08h as 22hs. De sáb. das 08h as 14hs.

WHATSAPP

RECEBA NOSSA LIGAÇÃO:

Informe seus dados abaixo e ligaremos para você.



Atendimento
Online:

Digite seus dados e fale agora
com nossos consultores

Atendimento
por whatsapp:

Digite seus dados e fale agora
com nossos consultores

Horário de atendimento:
De seg. à sex. das 08h as 22hs.
De sáb. das 08h as 14hs.