Dia da Terra: as vantagens de ter um bicicletário no condomínio para reduzir o impacto ambiental
No dia 22 de abril, é comemorado o Dia da Terra. Uma data simbólica que incentiva a pensar em como estamos conduzindo a vida na Terra, e o que pode ser feito para minimizar os impactos ambientais que ocorrem diariamente. Nesse sentido, atitudes como a redução do uso do carro e a substituição do mesmo pela bicicleta podem ser uma grande ajuda. Por conta disso, cada vez mais há bicicletários presentes nos condomínios.
O dia foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, em 1970, quando convocou um protesto contra a poluição mundial. O evento uniu mais de 20 milhões de pessoas em prol da causa e, a partir de então, o dia foi fixado para que o mundo todo possa refletir sobre os melhores caminhos para cuidar melhor do meio ambiente.
Graças a dias de conscientização como esses, a pauta ambiental tem sido ainda mais discutida e respeitada, e muitas pessoas já se movimentam para colaborar com o meio ambiente através de ações simples no dia a dia.
O Dia da Terra
A partir dos anos 90, todos os países começaram a comemorar esse dia e, a cada ano, um assunto é colocado em pauta. Os temas são sempre sobre conscientização, como contribuir para melhorar a qualidade do ar, o que pode ser feito para que a Terra seja respeitada e preservada.
No dia a dia, todas as pessoas podem contribuir com atitudes simples, mas que fazem grande diferença no impacto ambiental. Quanto mais pessoas forem incentivadas a praticarem ações que beneficiam o meio ambiente, maior será o resultado positivo.
Ações diárias que fazem a diferença
Você sabe o que pode fazer na sua rotina para trazer um impacto positivo para o planeta? Algumas ações são simples, não levam mais que poucos minutos do seu dia e já fazem a diferença. Confira alguns exemplos:
- separe o lixo orgânico e o reciclável;
- dê preferência aos produtos retornáveis, como sacolas de mercado reutilizáveis e garrafas de vidro;
- evite o gasto excessivo de energia, e sempre retire das tomadas aparelhos que não estão sendo utilizados;
- reduza a quantidade de impressões, quando necessário, utilize a frente e o verso do papel para imprimir;
- adote um copo ou uma garrafa para consumir água ao longo do dia;
- não jogue lixo em locais inapropriados, principalmente em vias públicas;
- utilize água de forma consciente, sempre verificando o fechamento das torneiras;
- compre apenas os alimentos necessários, evitando acumulo e desperdício.
- se possível, utilize o transporte coletivo durante sua rotina diária;
Bicicleta: uma alternativa amiga do meio ambiente
Os bicicletários estão marcando presença nas áreas comuns dos condomínios. Cada dia mais, o número de pessoas que usa a bicicleta como principal meio de locomoção aumentou muito, assim como os simpatizantes que usam a bike para se divertir nos finais de semana.
O uso da bicicleta é uma grande ação a favor do meio ambiente. Uma análise divulgada pelo site Mobilize Brasil, contabiliza que, só em São Paulo, os ciclistas ajudam a reduzir em torno de 3% do CO² emitido com transporte na cidade.
Empreendimentos acompanham a tendência
Nos últimos anos, a venda de bicicletas na capital paulista aumentou cerca de 66%, o que indica uma forte tendência ao uso desse tipo de transporte. De olho nessa situação totalmente vantajosa para o meio ambiente, os projetos de novos empreendimentos preocupam-se em trazer conforto e bem-estar aos moradores, oferecendo bicicletários para guardar as bicicletas de forma organizada, segura e sem ocupar espaço no seu apartamento.
Se você está de olho e quer fazer parte dessa tendência, tornando-se uma pessoa ativa nas causas ambientais e ainda mantendo os cuidados com a saúde física, a hora de ter uma bicicleta para chamar de sua é agora! O Planeta Terra agradece e os condomínios ajudam e incentivam a prática trazendo os bicicletários como parte da estrutura.
O Pulse é um desses condomínios que se preocupam com o meio ambiente e incentiva o uso de bicicletas. Por isso, conta com um bicicletário para armazenar bicicletas de todos os moradores. Venha conhecer mais sobre esse empreendimento!