Exercícios físicos e saúde mental: entenda a relação - NISS

Utilizamos cookies e outras tecnologias, para agilizar o atendimento e oferecer um serviço mais customizado aos nossos clientes, dentro dos preceitos de nossa Política de Privacidade e, caso queira continuar a navegação em nosso site, você deverá estar ciente e concordar com estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade, bem como nossa Política de Cookies para ter ciência de como tratamos seus dados. Qualquer dúvida, acesse o nosso Encarregado de Dados no seguinte email privacidade@niss.com.br

ENCONTRE
SEU IMÓVEL

ENCONTRE
SEU IMÓVEL

25/03/2022 • Dicas, Lifestyle

Exercícios físicos e saúde mental: entenda a relação

Fazer exercícios físicos não faz bem só para a parte estética do corpo. Além da saúde, que se beneficia diretamente dos resultados de um corpo em movimento, a mente também consegue tirar um bom proveito da prática de atividades físicas. Mas você sabe, de fato, qual é a relação entre exercícios físicos e saúde mental?

Antes de tudo, é importante entender como funciona o ciclo circadiano, ou o relógio biológico do organismo. Quando você acorda cedo e é exposto à claridade natural, seu corpo entende que é dia e que é preciso despertar. Quando essa atividade se torna rotina por vários dias seguidos, seu ritmo circadiano se ajusta, ajudando o corpo a sentir sono na hora adequada e acordar com mais disposição.

Além disso, uma série de substâncias são liberadas na hora certa, como a melatonina à noite, para ajudar a ter um sono tranquilo e reparador, e outros hormônios relacionados ao bem-estar durante o dia. E quando você adiciona um exercício ao seu cotidiano, tudo fica ainda melhor no seu organismo.

Exercícios físicos e saúde mental: a soma que só traz benefícios

Agora que você já entendeu como funciona seu ritmo ou ciclo circadiano, é importante falar da relação dele também com o exercício físico. Quando o corpo é colocado em movimento, uma série de hormônios e substâncias são liberadas. Uma delas é a endorfina, que faz ter a sensação de bem-estar e alegria.

Quando essa substância é frequentemente liberada, ou seja, quando você pratica atividade física com regularidade, é mais um ponto para o ajuste do seu relógio biológico. Seu organismo começa a compreender o seu movimento e rotina e, assim, se ajusta a ele.

A saúde mental, nesse aspecto, melhora muito com a liberação da endorfina com regularidade. Com a prática de exercícios, essa substância se transforma em uma constante, trazendo benefícios em curto, médio e longo prazo quando o assunto é se sentir bem e disposto.

Depressão e ansiedade melhoram com exercícios físicos

A prática frequente de exercícios físicos não traz somente a melhoria do bem-estar na hora em que você acaba de se exercitar. Em longo prazo, o corpo entende sua prática de atividade física como uma constante e, com o ajuste do ciclo circadiano, doenças como ansiedade e depressão também tendem a ter sintomas melhorados.

É importante frisar, porém, que é essencial o acompanhamento médico para tratar tais doenças. Mas a prática de atividade física faz parte do tratamento multidisciplinar, que vai contribuir muito para a cura.

A autoestima é uma importante aliada da saúde mental

Outro aspecto que influencia diretamente a saúde mental é a autoestima. A prática de exercícios, nesse sentido, também é fundamental para você se sentir melhor e, consequentemente, mais saudável psicologicamente.

Ver ser corpo passar por transformações e chegar mais próximo do que você considera ideal, além de ter mais disposição para enfrentar o dia é uma injeção de ânimo para a autoestima, que vai te deixar mais confiante e seguro de si, melhorando seus relacionamentos e questões internas.

Você viu como os exercícios físicos e saúde mental têm uma relação direta? Então, que tal procurar uma modalidade que você goste e começar a praticar? Pode ser uma caminhada na rua, corrida ou um esporte que você se identifique. O importante é começar!

Uma boa ajuda na hora de começar a treinar é contar com a área fitness do seu condomínio! A Niss tem diversos empreendimentos que contam com essa vantagem para seus moradores. Confira a lista em nosso site e escolha seu novo lar com academia!

Compartilhe


URBANISMO

TEM INTERESSE EM
NOSSAS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Deixe sua mensagem, que em breve um dos nossos consultores entrará em contato.

Atendimento
por e-mail:

Quer saber mais informações
sobre valores, financiamento
e descontos?

Deixe sua mensagem, que em breve
um dos nossos consultores entrará
em contato.

ATENDIMENTO COMERCIAL:

(11) 5644-8109

Horário de atendimento:
De seg. à sex. das 08h as 22hs. De sáb. das 08h as 14hs.

WHATSAPP

RECEBA NOSSA LIGAÇÃO:

Informe seus dados abaixo e ligaremos para você.



Atendimento
Online:

Digite seus dados e fale agora
com nossos consultores

Atendimento
por whatsapp:

Digite seus dados e fale agora
com nossos consultores

Horário de atendimento:
De seg. à sex. das 08h as 22hs.
De sáb. das 08h as 14hs.