Utilizamos cookies e outras tecnologias, para agilizar o atendimento e oferecer um serviço mais customizado aos nossos clientes, dentro dos preceitos de nossa Política de Privacidade e, caso queira continuar a navegação em nosso site, você deverá estar ciente e concordar com estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade, bem como nossa Política de Cookies para ter ciência de como tratamos seus dados. Qualquer dúvida, acesse o nosso Encarregado de Dados no seguinte email privacidade@niss.com.br
ENCONTRE
SEU IMÓVEL
30/07/2021 • Dicas
Você já ouviu falar sobre casa inteligente? Esse conceito é relativamente novo e muitas pessoas têm buscado informações, principalmente pelos benefícios que proporciona à rotina de qualquer um.
A casa inteligente é conectada, portanto os móveis, eletrônicos e eletrodomésticos têm certa autonomia para executar funções. As persianas, por exemplo, podem ser abertas no instante que o despertador do celular tocar.
Parece hipotético, mas é real. Continue a leitura e conheça os equipamentos que ajudam a tornar a sua casa inteligente. Confira!
As assistentes virtuais são equipamentos que centralizam as tarefas em uma casa inteligente. Google Nest e Amazon Echo são aparelhos que têm assistentes de voz, ou seja, basta chamá-las e dar o comando.
É possível pedir que a assistente virtual toque uma música ou playlist, ligue ou desligue a televisão, abra um vídeo no YouTube na TV, diga a situação do trânsito ou a previsão do tempo, além de controlar outros aparelhos.
Destacamos, no entanto, que esse funcionamento coordenado depende que todos os equipamentos sejam tecnologicamente compatíveis.
Já os equipamentos de infravermelho têm a função de identificar a presença de pessoas em casa e, quando é necessário, acender ou desligar luzes. Eles ainda funcionam em conjunto com sistemas de alarme.
Muitos desses equipamentos são bem inteligentes e identificam, por exemplo, quando é o pet que está em casa ou quando há uma pessoa.
Quantas vezes você já desligou os equipamentos da tomada com o objetivo de economizar energia? Isso é passado com o uso da tomada inteligente.
Esse tipo de equipamento é conectado à internet e pode ser desligado ou ligado remotamente. Além disso, ele emite relatórios e alertas que mostram quando há picos de energia ou mal funcionamento.
A casa inteligente também possui lâmpadas que funcionam de acordo com a sua necessidade. Quando são conectadas à internet, podem ser acionadas à distância. Alguns modelos ainda vêm com as seguintes funções:
As lâmpadas inteligentes contribuem ainda para a decoração do ambiente. Elas criam a atmosfera perfeita para você relaxar tomando um vinho depois do trabalho ou para combinar com uma noite romântica.
Geladeiras, fogões, máquinas de lavar louça e lavadoras de roupa já têm modelos para a casa inteligente. Assim como os demais, podem ser acionados remotamente para facilitar a sua rotina.
Algumas geladeiras, por exemplo, indicam quando um produto está prestes a vencer ou quando a quantidade está abaixo do ideal (desde que você determine qual). As mais modernas até compram novos itens pela internet.
Cafeteiras, torradeiras e aspiradores de pó também possuem modelos conectados que transformam sua rotina. É possível programar a cafeteira para que ela prepare um espresso assim que você pede para a assistente de voz.
Já o aspirador, que tem um modelo robô, anda sozinho pelos cômodos do apartamento aspirando e passando pano. Alguns modelos ainda mapeiam os ambientes para limpá-los na frequência que você desejar.
Viu como funciona a casa inteligente? Você também pode ter a sua. Basta adquirir produtos que se conectam à internet e permitem essa autonomia para funcionar.
Os espaços do seu condomínio também podem ser inteligentes quando são pensados de maneira estratégica. No artigo 30 você tem um exemplo de espaço assim.