Taxa de juros baixa e financiamento imobiliário: qual a relação?
Você certamente já ouviu falar na taxa de juros Selic, não é mesmo? Mas você sabe, realmente, qual a interferência dessa taxa no seu dia a dia, mais especificamente na compra de imóveis?
Fato é que, com essa taxa de juros baixa, a compra de imóveis se torna cada vez mais um negócio ainda melhor! Por isso, é muito importante entender a relação dela com a compra e venda de imóveis para saber fazer um bom negócio!
A seguir, você vai entender melhor sobre a taxa Selic e a relação dela com o mercado imobiliário. Acompanhe!
O que é a taxa de juros Selic?
Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, ou seja, é a taxa básica da economia brasileira. Essa taxa é aumentada, por exemplo, quando a inflação sobe, aumentando os juros e freando o consumo. Assim, os preços baixam e a economia fica controlada. Em tese, a taxa Selic é um termômetro para controlar a economia do Brasil.
Por outro lado, a taxa de juros baixa é usada para impulsionar o mercado. O Banco Central costuma baixá-la quando a economia está devagar. Assim, os preços baixos, as condições de pagamento ficam facilitadas, aumentando o poder de compra e, assim, aquecendo o consumo.
Qual a relação entre taxa de juros baixa e compra de imóveis?
Quando a taxa Selic baixa, os bancos contam com custos mais baixos também, ou seja, essa queda acaba sendo repassada, em parte, para os financiamentos e empréstimos que a instituição faz aos seus clientes.
Para quem quer comprar um imóvel, vale a pena aproveitar quando a taxa de juros cai, pois ela é a referência para outras taxas do seu financiamento, como as de risco, impostos e lucro. Resumindo, ela é a base que vai guiar outras taxas, portanto, prestar atenção no momento em que ela cai é uma ótima maneira de fazer um bom negócio e financiar seu apartamento.
Qual a situação atual da taxa Selic?
Devido à pandemia do Coronavírus, a taxa Selic alcançou o menor índice da história, chegando a 2% em agosto de 2020. Devido ao cenário incerto, a ideia do Banco Central é de reduzir a taxa para aquecer a economia e incentivar o consumo, para que o país consiga se equilibrar.
As instituições bancárias, por sua vez, estão oferecendo opções de financiamento muito boas para quem deseja comprar um imóvel. Os juros, cada vez menores, são atrativos para quem quer financiar e, ao mesmo tempo, não pagar taxas exorbitantes.
Pronto para comprar seu primeiro imóvel? Então, que tal se preparar para escolher bem seu apartamento? Aqui, você pode conferir no que é preciso ficar de olho para dar esse passo tão importante e ter a certeza de fazer um bom negócio!