Como acrescentar plantas na decoração de casa
Decorar a casa é uma tarefa que demanda criatividade para deixar os espaços com detalhes que remetem às preferências dos moradores, criando um ambiente confortável e visualmente atrativo. Inserir plantas na decoração de casas e apartamentos é uma ideia que vem sendo cada vez mais adotada.
O verde dentro de casa deixa a casa mais viva, além de dar um toque de charme na decoração. Cada ambiente, entretanto, pode abrigar um estilo de planta diferente dependendo da incidência do sol, calor e outros fatores. Abaixo, confira algumas dicas para ter sucesso colocando plantas nos mais variados cômodos da sua casa!
Certas espécies se dão melhor em ambientes internos
É comum pensar que a maioria das espécies de plantas precisam de luz do sol diretamente ou ambientes muito claros para se desenvolverem. Porém, há muitas espécies que podem crescer bonitas e saudáveis dentro de casa.
A Jibóia, por exemplo, precisa de regas a cada 2 dias, em média, e é uma ótima opção para ser pendurada no teto ou colocada em uma prateleira no painel. E ela se desenvolve bem em ambientes internos, não resistindo apenas ao frio intenso.
As suculentas e cactos também crescem bem em espaços internos e são muito fáceis de cuidar. Em vasos pequenos, basta colocar uma colher de chá de água a cada 10 dias.
Preencha espaços com plantas de chão
Sobrou um espaço entre um sofá e uma poltrona? Ou no canto da sua sala, ao lado do barzinho? Optar por uma planta alta, de colocar no chão, pode dar o toque de estilo que faltava no ambiente.
Algumas opções de plantas são Mandacaru, Espada-de-São-Jorge, Ficus Lyrata e Yuca. Essas plantas costumam ser fáceis de cuidar, basta regar conforme a necessidade de cada espécie e, caso apareça alguma folha que fique amarelada ou marrom, retirar com uma tesoura delicadamente.
Use as paredes para uma decoração com criatividade
Se não há espaço no chão, a dica é aproveitar ao máximo as paredes e também o teto de casa. Próximo a alguma janela, pendurar uma espécie como a begônia, que precisa de um pouco de sol por dia apenas para crescer bonita e saudável. Quando suspensa, ela costuma ficar com os galhos caídos e o colorido das flores dá uma vida especial para o ambiente.
Nas paredes, também é possível pendurar arranjos específicos com plantas para ambientes internos ou instalar prateleiras e nichos para apoiar vasos e cachepôs. Plantas pequenas podem ser usadas no quarto, sala, cozinha e até no banheiro!
Acerte nas espécies da varanda
Para sua área externa, investir em espécies bem coloridas vai dar um efeito bonito e transformar a varanda em um local agradável para momentos de descanso ou até na hora de receber os amigos. Azaléias, Verbenas, Gérberas e Violetas são algumas que podem ser colocadas nessa parte da casa.
Se na sua varanda pegar um pouco de sol, uma horta com os seus temperos favoritos além de ser útil deixa a varanda com um visual muito bonito e cheiroso!
As plantas na decoração são muito bem-vindas, além de serem uma alternativa prática para deixar o ambiente mais bonito e cheio de vida. Depois de escolher suas espécies, a dica é pesquisar como cuidar de cada uma para que elas durem muito tempo e cresçam cada vez mais bonitas!
Uma casa bonita favorece o bem-estar e ajuda a deixar o dia ainda mais produtivo. Quer saber como render mais trabalhando em home office? Descubra aqui!