Utilizamos cookies e outras tecnologias, para agilizar o atendimento e oferecer um serviço mais customizado aos nossos clientes, dentro dos preceitos de nossa Política de Privacidade e, caso queira continuar a navegação em nosso site, você deverá estar ciente e concordar com estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade, bem como nossa Política de Cookies para ter ciência de como tratamos seus dados. Qualquer dúvida, acesse o nosso Encarregado de Dados no seguinte email privacidade@niss.com.br
ENCONTRE
SEU IMÓVEL
11/02/2022 • Decoração
Talvez você possa até ter respondido que sim, afinal, plantas levam mais beleza para nossas casas e deixam um clima mais aconchegante, logo levam bem-estar. Certo?
Pois é, mas nossas plantas queridinhas são ainda mais poderosas do que pensamos. Elas podem melhorar a qualidade do ar da nossa casa, mas antes de te contar como, precisamos falar sobre como anda a qualidade do ar em nossos lares.
Segundo uma pesquisa americana realizada antes da pandemia, vivíamos cerca de 90% do nosso tempo em ambientes internos. Hoje esse índice provavelmente está ainda maior, ou seja, estamos cada vez mais desconectados da natureza e dos benefícios que temos quando estamos em contato com ela, como redução de ansiedade, estresse, depressão, doenças respiratórias, e outros. É por isso que é tão importante trazermos a natureza para dentro das nossas casas.
Como a qualidade do ar não é visível aos olhos, podemos não dar atenção a ela, mas o fato é que a concentração de poluentes na nossa casa chega a ser de duas à cinco vezes maior do que a de fora dela. Isso acontece porque nas últimas décadas a concentração de poluentes dentro das casas aumentou consideravelmente, em razão de construções com ventilação inadequada, uso de materiais sintéticos, produtos de higiene pessoal, pesticidas e produtos de limpeza com substâncias tóxicas.
Estas substâncias estão associadas à uma série de efeitos na saúde humana, que incluem irritação dos olhos, nariz e garganta; dores de cabeça, tontura e fadiga; doenças respiratórias, cardíacas e até câncer.
Mas não se preocupe, tomando algumas atitudes você pode melhorar a qualidade do ar da sua casa. Veja só:
1º – Opte por produtos sem COVs (compostos orgânicos voláteis) quando for escolher tintas, selantes, adesivos, produtos de limpeza, cosméticos, pesticidas e outros.
2º – Lembre-se sempre de abrir as janelas da sua casa, deixe-a ventilar.
3º – Use plantas. Além do dióxido de carbono, as plantas absorvem gases como tolueno, benzeno e outros tipos de COVs.
Isto mesmo, finalmente chegamos nelas, nas plantas. Um estudo realizado pela NASA na década de 80, indicou que algumas plantas conseguem absorver alguns destes compostos por meio de suas folhas e raízes. Veja só algumas dessas espécies para você deixar sua casa mais bonita e saudável:
Combate aos poluentes: Formaldeído, Xileno e Tolueno.
Luminosidade: claridade I meia-sombra
Combate aos poluentes: Formaldeído, benzeno, Xileno, Tolueno e Tricloretileno.
Luminosidade: claridade I meia-sombra
Combate aos poluentes: Formaldeído, benzeno, Xileno, Tolueno e Tricloretileno.
Luminosidade: pleno sol I meia-sombra
Combate aos poluentes: Formaldeído, benzeno, Xileno, Tolueno e Tricloretileno.
Luminosidade: meia-sombra
Incorporando a natureza em nossas casas podemos ter muitos dos benefícios desse contato que está tão escasso para a maioria das famílias hoje em dia.
Conheça mais sobre a arquitetura biofílica em @arquiteturabiofilica_ !
(RE)conecte-se com a natureza na sua própria casa!
Lívea Rocha
Arquiteta especialista em Arquitetura Biofílica
Fontes:
https://www.epa.gov/report-environment/indoor-air-quality
https://ntrs.nasa.gov/citations/19930073077
NASA – “A Study of Interior Landscape Plants for Indoor Air Pollution Abatement”.1989.
Disponível em: <https://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/19930073077.pdf>