Utilizamos cookies e outras tecnologias, para agilizar o atendimento e oferecer um serviço mais customizado aos nossos clientes, dentro dos preceitos de nossa Política de Privacidade e, caso queira continuar a navegação em nosso site, você deverá estar ciente e concordar com estas condições. Acesse nossa Política de Privacidade, bem como nossa Política de Cookies para ter ciência de como tratamos seus dados. Qualquer dúvida, acesse o nosso Encarregado de Dados no seguinte email privacidade@niss.com.br
ENCONTRE
SEU IMÓVEL
07/12/2020 • Dicas, Lifestyle
Cozinhar com alimentos frescos é um privilégio que muitos pensam só ser possível quando se mora em casa, com espaço para cultivar uma grande horta. Porém, é possível ter uma horta em apartamento, com temperos frescos que vão deixar suas preparações ainda mais saborosas!
Quer saber como? Continue a leitura e confira todas as dicas para manter e colher temperos fresquinhos sem sair de casa e utilizando seu espaço disponível.
Para ter sucesso em sua horta, a escolha do lugar é fundamental. Se na sua varanda bater sol, ótimo, já que alguns temperos gostam muito de iluminação direta e tendem a crescer bastante só com a quantidade de luz adequada.
O ideal é que a horta receba entre 4 e 6 horas diretas de sol por dia, deixando de fora algumas espécies que não gostam tanto do calor provocado por ele. Para elas, você pode reservar um cantinho na cozinha e colocar na varanda só por 1 hora ao dia.
Alguns temperos fazem parte da culinária diária dos brasileiros. Salsinha, cebolinha, manjericão e tomilho são alguns deles. E coincidentemente, têm necessidades parecidas quanto o assunto é sol. Todos precisam de, em média, 4 horas diárias de calor para se desenvolverem bem.
Quando se fala em regas, a salsinha e a cebolinha se dão bem com regas a cada 3 dias, portanto podem ser plantadas juntas. Já o tomilho pode receber água a cada 4 ou 5 dias. O manjericão, por sua vez, cresce bem com regas a cada 2 dias e deve ter as flores podadas para manter o sabor e o frescor.
O hortelã, por sua vez, é um exemplo de especiaria que gosta de sombra. Como ele cresce bem rápido, a dica é plantar ele sozinho, e deixá-lo na cozinha ou na beirada de uma janela com iluminação indireta, com alguns poucos momentos de sol. É preciso regá-lo a cada 2 dias.
Não importa qual o espaço do seu apartamento, sempre é possível encaixar uma horta nele. Se tiver espaço no chão, por exemplo, pode investir em caixotes ou vasos retangulares e aproveitar aquela base mais alta da sacada para colocar seus temperos e deixá-los expostos ao sol.
Se não houver tanto espaço, a ideia é apostar em uma horta vertical. Há várias opções de vasos com painéis que ficam muito estilosos na varanda do apartamento e permitem plantar uma série de espécies sem ocupar espaço algum!
Mas caso você não tenha varanda, não há problema: separe alguns vasinhos pequenos e plante seus temperos na cozinha. Para tomar sol, você pode deixá-los por um período na janela ou na lavanderia.
Cultivar uma horta em apartamento exige adaptação e alguns cuidados especiais, mas é perfeitamente possível quando se dá a devida atenção a cada espécie e cuida de cada uma como merecem. Assim, seus temperos estarão sempre frescos e sua comida saborosa quando quiser.
Para completar sua horta, que tal utilizar plantas na decoração do apartamento? Veja aqui como fazer!